Dicas para Reter Talentos das Gerações X, Y e Z

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Antigamente, as gerações costumavam se formar a cada 25 anos, mas atualmente o comportamento das pessoas tem mudado rapidamente, e em menos de uma década já é possível notar diferença nas relações familiares e no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, por exemplo.

Hoje, as gerações estão sendo formadas com apenas 10 anos de diferença entre elas. E os costumes dessas novas pessoas refletem de forma direta nas empresas que trabalham, onde na maioria das vezes trabalham pessoas das gerações X, Y e Z. E o problema de algumas empresas é: como reter talento dessas 3 gerações em um mesmo ambiente de trabalho?

Primeiro, entenda um pouco sobre cada geração:

Geração X

A expressão Geração X classifica as pessoas que nasceram entre o início de 1960 e o início dos anos 80. Essa geração cresceu pós-Segunda Guerra Mundial, acompanhou várias mudanças no mundo e viu o surgimento da internet e do celular. Normalmente, essas pessoas se dedicam mais aos seus trabalhos e tem um foco de vida mais definido que as outras gerações, sempre colocando em primeiro lugar a estabilidade em suas carreiras e vidas pessoais.

Geração Y

A Geração Y nasceu entre o final dos anos 70 e início dos anos 90, e cresceu com muitas coisas que os pais não tiveram, como videogames e TV a cabo. Pessoas que nasceram nessa geração tiveram uma vida melhor do que a dos pais, praticaram muitas atividades e não se submeteram a qualquer emprego. Por isso, é comum que os jovens nascidos nessa geração troquem de emprego com frequência, sempre buscando por melhores benefícios e crescimento profissional.

Conhecidos por fazerem muitas coisas ao mesmo tempo, esses jovens também costumam trabalhar em ramos diferentes ao mesmo tempo, enquanto leem notícias na internet, escutam música e publicam fotos em alguma rede social.

Geração Z

Essa geração inclui os nascidos entre o fim de 1992 e o ano de 2010, jovens considerados nativos digitais. A maioria das pessoas dessa geração não viveram em um mundo sem computador, e por isso estão um passo à frente das Gerações X e Y. Os nascidos nessa época têm problemas com interação social, já que estão sempre na internet. Costumam se isolar mais e também escutam menos os outros.

Eles não acreditam que vão trabalhar em apenas uma empresa para o resto da vida, nem seguir apenas uma carreira, e muitas vezes trabalham de casa (conhecido como Home Office). Parte dessa geração está ganhando dinheiro com blogs, redes sociais e publicidade.

Como reter talento dessas gerações?

Como inspirar uma equipe onde as 3 gerações se encontram? Mesmo com objetivos tão distintos, é possível.

1. Comece entendendo o estilo de trabalho de cada geração. Conheça a singularidade de cada membro da equipe e valorize o melhor de cada um. As diferenças são ótimas para formar uma equipe com muito potencial em diferentes aspectos e com diversas habilidades a serem exploradas.

2. Busque por pontos em comum nos seus colaboradores. Pense em estratégias de comunicação dentro da sua empresa, sempre buscando aproximar a sua equipe e fazer com que toda a equipe interaja e aprenda com os demais.

3. Deixe o ambiente de trabalho mais confortável e inclua tecnologias disponíveis, como wi-fi para os colaboradores. Um ambiente de trabalho agradável faz com que a equipe trabalhe com mais entusiasmo e prazer.

4. Invista em programas e benefícios que conquistem os seus colaboradores, como o cartão Vale-Alimentação ou Vale-Refeição da ValeCard. Com ele, você influencia a sua equipe a adotar uma alimentação mais equilibrada e isso influencia também na produtividade da mesma. Conheça mais sobre esse benefício aqui.

Saiba que todos os seus colaboradores têm desejo de crescer dentro da empresa, mesmo que eles tenham nascido em épocas diferentes. Compreender a sua equipe e investir em benefícios é o caminho certo para manter os colaboradores satisfeitos com o trabalho que exercem.

Novo aplicativo ajuda motorista encontrar posto de combustível mais barato

 

Entrevista TV Integração

Ferramenta da ValeCard, desenvolvida para empresas que lidam com frotas, aponta os estabelecimentos com menor valor de acordo com a localização do condutor

Para aquelas empresas que dependem do transporte para realizar seus serviços, uma das maiores despesas é o combustível. E não é para menos: o valor desse tipo de produto varia muito nos postos do País. Um dos mais recentes levantamentos realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostrou uma variação de R$ 1,801 no preço da gasolina, de R$ 1,34 no diesel e R$ 2,311 no etanol em diferentes estabelecimentos. Ao notar esse cenário, a ValeCard, empresa de meios de pagamentos e especializada em gestão de frota, desenvolveu um aplicativo para ajudar seus clientes na redução desse tipo de gasto.

“O App Motorista foi criado para auxiliar condutores a encontrar os estabelecimentos mais próximos e baratos para abastecer”, explica Lucas Rafael da Silva, coordenador de produtos da ValeCard.

O App Motorista é de uso exclusivo dos clientes ValeCard Abastecimento e não possui custos adicionais. A tecnologia já está disponível para o sistema Android e deve ser lançado nas plataformas de download iOS até o fim de setembro.

Para usá-lo, basta acionar o GPS no aplicativo, colocar a placa do veículo e o tipo de combustível que está buscando. A ferramenta irá apontar os postos mais baratos em um raio de, inicialmente, dois quilômetros. De acordo com a necessidade do motorista, também podem ser mostrados estabelecimentos a cinco, 10, 15 e 20 quilômetros de distância.

“O App Motorista tem uma funcionalidade extra que outros aplicativos do segmento não têm. Dentro do sistema de gestão da empresa que o utilizar será gerado um relatório para que a empresa possa identificar se o condutor seguiu as recomendações feitas pela ferramenta”, acrescenta Lucas Rafael. Dessa forma, é possível manter um maior controle dos gastos e verificar se é possível reduzi-los ainda mais.

Informações para a imprensa:

Tel.: (11) 2579-5404
Erica Martin – (11) 99637-9854
erica.martin@economidia.com.br

Talita Mônaco – (11) 98942-4946
talita.monaco@economidia.com.br

Ana Paula Silva – (11) 98300-3374
anapaula.silva@economidia.com.br

 

 

 

PAT Isenta Empresas de até 4% do Imposto de Renda

Economia de 4% com o Imposto de Renda

Criado na década de 1970, com o intuito de facilitar o acesso do trabalhador brasileiro a uma alimentação rica em nutrientes e de qualidade, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) também tem grandes vantagens para as empresas. Uma das mais importantes é a isenção fiscal e de encargos sociais, sendo um excelente motivo para participar do Programa.

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3 Benefícios que Vão Motivar a Sua Equipe

Motivação é uma das palavras-chave para quem quer reter talentos, ter bons resultados e crescer no mercado. Atualmente, há diversas opções de benefícios, ações e campanhas para motivar pessoas, e a escolha das melhores alternativas depende muito do resultado almejado, da verba disponível e, claro, das necessidades dos seus funcionários. Contudo, existem algumas opções que costumam agradar funcionários de corporações de diferentes tamanhos e setores, rendendo bons frutos nas empresas em que são adotadas.

ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA

Quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) sabe o quanto pode ser difícil conseguir atendimento. Por isso, os planos de assistência médica e odontológica interessam à grande maioria, sendo uma escolha acertada para empresas que buscam atrair e reter talentos. A psicóloga, discente em Gestão Estratégica de Pessoas e Coordenadora de Recursos Humanos, Mônica Teixeira Garcez, confirma a relevância desses benefícios. “As assistências médica e odontológica podem ser muito interessantes e dar bons resultados. Um de nossos funcionários, por exemplo, tinha sérios problemas dentários e, por isso, nem ao menos sorria quando entrou na empresa. Depois que passamos a oferecer convênio odontológico, ele pôde tratar dessa questão e até a comunicação dele com os colegas de trabalho melhorou”, comenta a Coordenadora.

Os custos variam de acordo com o número de colaboradores segurados e a rede de atendimento e serviços escolhida. E vale lembrar que há diversas operadoras com sólida atuação no mercado brasileiro, por isso, para conseguir um plano que tenha bom custo-benefício, é fundamental pesquisar bastante.

RECRUTAMENTO INTERNO

Um dos fatores que mais desmotiva os funcionários de qualquer setor é a estagnação. As pessoas anseiam por possibilidades de crescimento profissional, isso torna importante o investimento em capacitação e treinamentos para atualização, além do recrutamento interno. “Se sentir capacitado para a sua função e reconhecido pelos seus pontos positivos ajuda o colaborador a entender seu papel no grupo, fazendo com que se sinta parte do todo e, ao mesmo tempo, alguém necessário e único para a empresa. Recrutar internamente tem um papel relevante nisso. Demonstra que há oportunidades na empresa para quem quer crescer e faz com que o funcionário sinta-se estimulado a entregar bons resultados”, complementa Mônica.

VALE-REFEIÇÃO E VALE-ALIMENTAÇÃO

Alimentar-se de forma equilibrada proporciona mais qualidade de vida para o trabalhador, o que tem grande influência na sua produtividade. Pensando nisso, muitas empresas adotam benefícios relacionados à alimentação. Mas as vantagens para a empresa vão além: de acordo com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), as empresas que disponibilizam vale-refeição ou vale-alimentação ficam isentas de encargos sociais sobre o valor creditado nos cartões. E mais: as empresas optantes pela tributação com base no lucro real ainda podem deduzir até 4% das despesas com o PAT do Imposto de Renda.

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